BOUCHER, François
1703, Paris, 1770, Paris
Retrato de Madame de Pompadour, 1756
212x164cm
Alte Pinakothek, Munique.
Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (1844 – 1856)
Washington National Gallery
Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (detalhe) (1844 – 1856)
Washington National Gallery
6. Possibilidade de pintura em tela
Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence
Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence
Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence
VISCONTI TRABALHANDO NO FRISO SOBRE O PROSCÊNIO PRIMITIVO – 1906
ELISEU VISCONTI – PROSCÊNIO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – “AS NOVE MUSAS RECEBEM AS ONDAS SONORAS” – 1936ÓLEO SOBRE TELA DE LONA – 19,0 m x 2,6 m (ALTURA DA PARTE CENTRAL)
ELISEU VISCONTI – PAINEL LATERAL DO FOYER DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – A ARTE LÍRICA
ELISEU VISCONTI
“A ARTE LÍRICA – INSPIRAÇÃO MUSICAL” – ÓLEO SOBRE TELA – 4 m x 6 m – 1916
Charles Le Brun – (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.
Charles Le Brun – (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.
Victor Meirelles – (1832 – 1903)
Estudo para Panorama do Rio de Janeiro – Ilha das Cobras e Morro de Santo Antônio – c. 1885
100 x 100 cm
Com Henri Langerock.
Victor Meirelles – (1832 – 1903) Estudo para Panorama do Rio de Janeiro
(Morro do Castelo), ca.1885, óleo sobre tela, 100 x 100
cm.
Coleção Museu Nacional de
Belas Artes, Rio de Janeiro
Com Henri Langerock.
Link para acessar a tese de doutorado de Mário César Coelho, “Os panoramas perdidos de Victor Meirelles – Aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade”: http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89850/247607.pdf?sequence=1
7.Inconvenientes: secagem, reação de pigmentos, betume.
Jan van Eyck.
O homem com o turbante vermelho – 1433
Óleo sobre carvalho
26 × 19 cm
Londres National Gallery
O craquelê flamengo (regular)
Jan van Eyck.
O homem com o turbante vermelho (detalhe com craquelamento) – 1433
Óleo sobre carvalho
26 × 19 cm
Londres National Gallery
Leonardo da Vinci
(1452 – 1519)
Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda).
Entre 1503 e 1505
76.8 × 53 cm
Museu do Louvre
O craquelê italiano (mais regular que o flamengo, acentuação das rachaduras paralelas)
Leonardo da Vinci
(1452 – 1519)
Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda) (detalhe com craquelamento).
Entre 1503 e 1505
76.8 × 53 cm
Museu do Louvre
Jean-Honoré Fragonard 1732 – 1806
O trinco, 1778 74 cm × 94 cm
Louvre
O craquelê francês (fendas largas, curvas, assemelhando-se a teias de aranha)
Jean-Honoré Fragonard 1732 – 1806
O trinco (detalhe com craquelamento), 1778 74 cm × 94 cm
Louvre
Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft
Moça com o brinco de pérola.c.1665.
46,5 x 40 cm
Mauritshuis, Haia
Craquelê holandês (parecido com o francês, mas mais miúdo)
Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft
Moça com o brinco de pérola (detalhe com craquelamento).c.1665.
46,5 x 40 cm
Mauritshuis, Haia
Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann
O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato).
1842
Louvre.
Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann
O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato) (detalhe com craquelamento).
1842
Louvre.
Os perigos do betume.
Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.
Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.
Imagem recente.
Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos (detalhe mostrando bolhas de betume corroendo outros pigmentos), 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.
Théodore Géricault (1791–1824)
A Balsa da Medusa
1818–1819
491 × 716 cm
Louvre.
Théodore Géricault (1791–1824)
A Balsa da Medusa (detalhe mostrando como o betume corrói os demais pigmentos, tornando algumas zonas da pintura irreconhecíveis)
1818–1819
491 × 716 cm
Louvre.
Deixe um comentário