Aula 11 – O Óleo (continuação)

5.Glacis ou velatura.
BOUCHER, François 1703, Paris, 1770, Paris Retrato de Madame de Pompadour, 1756 212x164cm Alte Pinakothek, Munique.

BOUCHER, François
1703, Paris, 1770, Paris
Retrato de Madame de Pompadour, 1756
212x164cm
Alte Pinakothek, Munique.

Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (1844 – 1856)  Washington National Gallery

Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (1844 – 1856)
Washington National Gallery

Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (detalhe) (1844 – 1856)  Washington National Gallery

Jean-Dominique Ingres 1780 – 1767 Mme. Moitessier (detalhe) (1844 – 1856)
Washington National Gallery

6. Possibilidade de pintura em tela

Jean Daret (1613-1668)  Pintura da Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

Jean Daret (1613-1668)  Pintura da Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

Jean Daret (1613-1668)  Pintura da Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

Jean Daret (1613-1668)
Pintura da
Escadaria do Hôtel de Chateaurenard, Aix-em-Provence

VISCONTI TRABALHANDO NO FRISO SOBRE O PROSCÊNIO PRIMITIVO - 1906

VISCONTI TRABALHANDO NO FRISO SOBRE O PROSCÊNIO PRIMITIVO – 1906

PROSCÊNIO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – “AS NOVE MUSAS RECEBEM AS ONDAS SONORAS” – 1936ÓLEO SOBRE TELA DE LONA – 19,0 m x 2,6 m (ALTURA DA PARTE CENTRAL)

ELISEU VISCONTI – PROSCÊNIO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – “AS NOVE MUSAS RECEBEM AS ONDAS SONORAS” – 1936 ÓLEO SOBRE TELA DE LONA – 19,0 m x 2,6 m (ALTURA DA PARTE CENTRAL)

PAINEL LATERAL DO FOYER DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO - A ARTE LÍRICA

ELISEU VISCONTI – PAINEL LATERAL DO FOYER DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – A ARTE LÍRICA

ELISEU VISCONTI “A ARTE LÍRICA – INSPIRAÇÃO MUSICAL” – ÓLEO SOBRE TELA – 4 m x 6 m – 1916

ELISEU VISCONTI
“A ARTE LÍRICA – INSPIRAÇÃO MUSICAL” – ÓLEO SOBRE TELA – 4 m x 6 m – 1916

Charles Le Brun  -  (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.

Charles Le Brun – (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.

Charles Le Brun  -  (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.

Charles Le Brun – (1619 – 1690) – Pinturas para o teto da Galeria dos Espelhos de Versalhes – 1678 – 1684.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 - 1915 Panorama Mesdag A praia de Scheveningen  1880/81 14 x 120 m. Holanda.

Hendrik Willem Mesdag 1831 – 1915
Panorama Mesdag
A praia de Scheveningen 1880/81
14 x 120 m.
Holanda.

Victor Meirelles – (1832 – 1903)  Estudo para Panorama do Rio de Janeiro - Ilha das Cobras e Morro de Santo Antônio - c. 1885 100 x 100 cm Com Henri Langerock.

Victor Meirelles – (1832 – 1903)
Estudo para Panorama do Rio de Janeiro – Ilha das Cobras e Morro de Santo Antônio – c. 1885
100 x 100 cm
Com Henri Langerock.

Victor Meirelles – (1832 – 1903) Estudo para Panorama do Rio de Janeiro  (Morro do Castelo), ca.1885, óleo sobre tela, 100 x 100  cm. Coleção Museu Nacional de  Belas Artes, Rio de Janeiro Com Henri Langerock. Link para acessar a tese de doutorado de Mário César Coelho, "Os panoramas perdidos de Victor Meirelles - Aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade": http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89850/247607.pdf?sequence=1

Victor Meirelles – (1832 – 1903) Estudo para Panorama do Rio de Janeiro
(Morro do Castelo), ca.1885, óleo sobre tela, 100 x 100
cm.
Coleção Museu Nacional de
Belas Artes, Rio de Janeiro
Com Henri Langerock.
Link para acessar a tese de doutorado de Mário César Coelho, “Os panoramas perdidos de Victor Meirelles – Aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade”: http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/89850/247607.pdf?sequence=1

7.Inconvenientes: secagem, reação de pigmentos, betume.
Jan van Eyck. O homem com o turbante vermelho – 1433 Óleo sobre carvalho 26 × 19 cm Londres National Gallery

Jan van Eyck.
O homem com o turbante vermelho – 1433
Óleo sobre carvalho
26 × 19 cm
Londres National Gallery

O craquelê flamengo (regular)

Jan van Eyck. O homem com o turbante vermelho (detalhe com craquelamento) – 1433 Óleo sobre carvalho 26 × 19 cm Londres National Gallery

Jan van Eyck.
O homem com o turbante vermelho (detalhe com craquelamento) – 1433
Óleo sobre carvalho
26 × 19 cm
Londres National Gallery

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda). Entre 1503 e 1505 76.8 × 53 cm Museu do Louvre

Leonardo da Vinci
(1452 – 1519)
Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda).
Entre 1503 e 1505
76.8 × 53 cm
Museu do Louvre

O craquelê italiano (mais regular que o flamengo, acentuação das rachaduras paralelas)

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda) (detalhe com craquelamento). Entre 1503 e 1505 76.8 × 53 cm Museu do Louvre

Leonardo da Vinci
(1452 – 1519)
Mona Lisa (La Joconde, La Gioconda) (detalhe com craquelamento).
Entre 1503 e 1505
76.8 × 53 cm
Museu do Louvre

Jean-Honoré Fragonard 1732 - 1806 O trinco, 1778 74 cm × 94 cm Louvre

Jean-Honoré Fragonard 1732 – 1806
O trinco, 1778 74 cm × 94 cm
Louvre

O craquelê francês (fendas largas, curvas, assemelhando-se a teias de aranha)

Jean-Honoré Fragonard 1732 - 1806 O trinco (detalhe com craquelamento), 1778 74 cm × 94 cm Louvre

Jean-Honoré Fragonard 1732 – 1806
O trinco (detalhe com craquelamento), 1778 74 cm × 94 cm
Louvre

Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft  Moça com o brinco de pérola.c.1665.  46,5 x 40 cm Mauritshuis, Haia

Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft
Moça com o brinco de pérola.c.1665.
46,5 x 40 cm
Mauritshuis, Haia

Craquelê holandês (parecido com o francês, mas mais miúdo)

Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft  Moça com o brinco de pérola (detalhe com craquelamento).c.1665.  46,5 x 40 cm Mauritshuis, Haia

Johannes Vermeer. 1632, Delft, 1675, Delft
Moça com o brinco de pérola (detalhe com craquelamento).c.1665.
46,5 x 40 cm
Mauritshuis, Haia

Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato). 1842 Louvre.

Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann
O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato).
1842
Louvre.

Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato) (detalhe com craquelamento). 1842 Louvre.

Jean-Auguste Dominique INGRES e Henri Lehmann
O compositor Cherubini e a Musa da poesia lírica (Erato) (detalhe com craquelamento).
1842
Louvre.

Os perigos do betume.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)  A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822. 189 cm × 241 cm Louvre.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)  A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822. 189 cm × 241 cm Louvre. Imagem recente.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos, 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.
Imagem recente.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)  A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos (detalhe mostrando bolhas de betume corroendo outros pigmentos), 1822. 189 cm × 241 cm Louvre.

Eugène Delacroix – (1798 – 1763)
A barca de Dante ou Dante e Virgílio nos infernos (detalhe mostrando bolhas de betume corroendo outros pigmentos), 1822.
189 cm × 241 cm
Louvre.

Théodore Géricault (1791–1824) A Balsa da Medusa 1818–1819  491 × 716 cm Louvre.

Théodore Géricault (1791–1824)
A Balsa da Medusa
1818–1819
491 × 716 cm
Louvre.

Théodore Géricault (1791–1824) A Balsa da Medusa (detalhe mostrando como o betume corrói os demais pigmentos, tornando algumas zonas da pintura irreconhecíveis) 1818–1819  491 × 716 cm Louvre.

Théodore Géricault (1791–1824)
A Balsa da Medusa (detalhe mostrando como o betume corrói os demais pigmentos, tornando algumas zonas da pintura irreconhecíveis)
1818–1819
491 × 716 cm
Louvre.

Deixe um comentário